segunda-feira, 21 de março de 2011

Os jovens e os livros

Um tema muito comentado, principalmente nas escolas, é a falta de interesse dos jovens pela leitura. E realmente, esse não é um tema fácil de ser tratado.
A literatura, como já se sabe, é essencial em nossas vidas. Nos encontramos com ela em quase todos os lugares e precisamos dela, porém, tentar explicar isso para um jovem, não é uma coisa que se consiga de uma hora para a outra. Leva tempo para que ele perceba, que isso realmente influenciará em sua vida, e mesmo assim, há chances dele ainda não sentir nenhuma afetividade pela leitura. Uma obra tem de ser também chamativa para atrair a atenção de um jovem.
O grande problema dessa história, é que a literatura é tratada como uma perda de tempo, as vezes até como um tabu entre os jovens. Sendo assim, quando um não sente interesse, o outro tem grandes chances de se sentir desinteressado também.
Afinal, minha opinião sobre o tema, é que a escola tem de tratar  disso, de uma forma mais descontraida, além de livros clássicos, devem ser usados também livros que ajudem a cultivar a paixão pela leitura. Para que só depois, o jovem passe para grandes obras literárias, com sua própria força de vontade, sendo assim uma leitura muito mais praserosa do que seria, se uma meta lhe fosse imposta.
"Os jovens tem potencial para se tornarem bons leitores, esse potencial apenas não é explorado."

1 Comentário:

Tiago Borges disse...

É isso aí mesmo. A juventude brasileira, hoje, não se apega à leitura, porque ler é algo muito pouco chamativo na era da internet e dos games. O incentivo, como você disse, deve começar por livros que chamam a atenção dos jovens: é uma questão de enfrentar a concorrência! Ah, se os jovens soubessem como ler é a coisa mais legal do mundo... Você, como escreve bem, com certeza, gosta de ler... Abçs!

http://cafeincidental.blogspot.com/

Postar um comentário


  ©Falando de que? - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo