quinta-feira, 31 de março de 2011

Escolas que preparam apenas para concursos

Sabe aquela sensação de que o que você está aprendendo não terá quase utilidade nenhuma na sua vida? Pois é, você pode estar certo.
A alguns dias atrás, estava me perguntando o porquê de nós não estudarmos nenhuma matéria que realmente nos ajude não só a passar de ano como a viver no mundo real.
A vida com certeza não é apenas português, matemática ou sei lá, educação física. Acredito que nós precisamos aprender muito mais as matérias como: Educação financeira, sociologia e outras do que as acima citadas.
Não que eu abomine a ideia de aprender matérias convencionais, elas também tem sua utilidade. Mas focar o nosso ensino apenas nisso? Aí eu já acho uma inutilidade total.
Se dizem que as matérias que estudamos tanto são tão importante e a educação antigamente era bem melhor que a de hoje, será que as pessoas também podem me dizer o porquê de termos tantos problemas financeiros? Falta de emprego, corrupção e muitos outros são coisas de que reclamamos hoje. Na minha opinião, não acho que a escola tenha nos ajudado muito a resolve-los
Será que é tão difícil entender que o mundo evoluiu mas a educação escolar não?
Eu sei que o que estou pedindo aqui não é algo tão fácil de ser lecionado para nós, jovens. Mas isso não quer dizer que seja impossível, na verdade, quer dizer que mesmo com as dificuldades, estaremos apenas criando um mundo mais inteligente, criando pessoas capacitadas para viver a vida como ela é.
E o na minha opinião acaba com tudo, é que a grande maioria das escolas não liga pra isso, o que elas querem na verdade, é o reconhecimento de que seus alunos sejam bons em concursos, porque isso sim é o que atrai matrículas. A grande ambição das escolas.
A cada aluno que vai para uma FAETEC da vida, posso dizer com uma certeza quase absoluta que outros dois entrarão no seu lugar.
Bom, parabéns, o seu aluno passou no concurso tal, que é realmente importantíssimo para a vida dele. Mas e agora? Terminará os estudos e feliz da vida irá procurar um emprego ou um estágio. É ai que os problemas de um ensino focado em concursos aparecem. Esse aluno não está preparado para a vida e nem para lidar com o dinheiro, formando assim, mais uma geração de pessoas financeiramente mal preparadas.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário


  ©Falando de que? - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo